Nos últimos anos, as práticas tradicionais de marketing para clínicas odontológicas, como flyer, cartões de visita e folders, não têm surtido tanto efeito quanto antigamente.
Grande parte dos consumidores adotaram as pesquisas na internet para encontrar serviços locais. De acordo com uma pesquisa do Software Advice, usar mecanismos de busca on-line é o primeiro passo para 72% dos pacientes procurarem um novo médico ou dentista.
Com planejamento, metas e força de vontade, você conseguirá obter sucesso e atrair mais clientes para a sua clínica odontológica, não apenas através do plano odontológico. Confira a seguir algumas dicas de marketing digital que você deve seguir.
Defina e conheça seu público alvo
Se sua clínica possui uma especialidade, você deve estudar qual o perfil das pessoas que irão buscar seus serviços. Ortodontia, que normalmente são procurados por jovens e adolescentes insatisfeitos com o sorriso? Procedimentos estéticos, que são mais procurados por mulheres jovens e adultas? Todos esses e alguns outros? Então suas estratégias de marketing digital devem ser elaboradas com o intuito de alcançar esses públicos.
Siga os gostos pessoais do seu público alvo, sua linguagem, sobre o que se interessam etc. Você não deseja atingir e alcançar pessoas que não estão interessadas no que sua clínica tem a oferecer, pois isso será um grande desperdício de esforço, tempo e dinheiro, então defina bem os clientes que deseja atrair.
Crie um blog e Invista no marketing de conteúdo em mídias sociais
Quando as pessoas têm uma dúvida, a primeira reação é procurarem no Google a resposta por ela. Então, se o seu conteúdo estiver disponível para saná-la, as redes sociais ou o blog da sua clínica ganharão visitantes, mais visibilidade e, possivelmente, te fará ganhar novos clientes.
Crie conteúdos relacionados a odontologia, com perguntas que você sabe que são feitas frequentemente, como: “Como escovar os dentes corretamente?”, “Qual o melhor tratamento para afta na língua?”, “Quantas vezes devo ir ao dentista?”, pois isso irá ajudar a gerar tráfego para seu blogs e suas redes sociais e irá atrair diversos consumidores que buscam respostas.
O Facebook é uma ótima ferramenta para postar sobre as especialidades da sua clínica odontológica, pois é a rede social com mais acesso e é onde as pessoas costumam buscar conhecer novas clínicas. O Instagram pode ser uma boa rede para compartilhar fotos dos resultados dos seus clientes, conteúdo informativo, dinâmico e criativo. E o YouTube, por sua vez, é bastante usado por pessoas que preferem aprender e absorver algo assistindo e ouvindo vídeos.
Não se esqueça de que, além de ter um blog e redes sociais, você precisa mantê-los constantemente atualizados e organizados para que seus clientes entrem, fiquem e saiam satisfeitos.
Aposte na identidade visual de suas mídias sociais, pois o intuito é chamar e prender a atenção do seu público.
Fique de olho na concorrência
Esteja de olho no que as outras clínicas odontológicas estão postando em suas redes sociais para atrair clientes e fazer melhor do que eles.
Um dos principais critérios para que seus posts fiquem em primeiro lugar no Google é a relevância que eles têm. Tendo isso em vista, abuse dos conteúdos relevantes para se sobressair.
Observe novas tendências
Esteja sempre à frente dos seus próprios pensamentos e acompanhe sempre as novas tendências do mundo digital. Invista em tudo aquilo que está fazendo sucesso na internet, meios que farão com que sua clínica ganhe mais visibilidade, respeito, confiança e clientes fiéis.