No mundo dos negócios, na posição de empreendedor você estará sempre sendo desafiado na sua credibilidade.
As pessoas, por natureza, desconfiam quando o assunto é colocar dinheiro na mesa, portanto é natural que você sempre comece a corrida atrasado. É preciso conseguir credibilidade de parceiros comerciais, de investidores e principalmente de clientes.
Desafia-lo é uma forma de se preservar contra a insegurança de apostar em um estranho; portanto é preciso mostrar que você e seu negócio têm valor e merecem a confiança.
Mas como chegar nesse ponto? Veja algumas formas de conseguir credibilidade nos negócios.
01 – Aja humanamente nas suas negociações
Muitos homens de negócio ainda agem nas negociações como se fossem um campo de batalha onde devem derrotar o outro lado – e se esquecem que o outro lado é um admirador (ou futuro admirador) daquilo que ele produz.
Só essa visão já deveria ser suficiente para exercitar dois sentimentos em uma negociação:
- A empatia: colocar-se no lugar do outro para entender o limite e rever o seu próprio;
- A parceria: ver o outro lado (cliente ou fornecedor) como alguém que está dividindo o objetivo dele com você (e vice-versa).
Desta forma, mudamos a nossa linguagem verbal e corporal, favorecendo um dialogo melhor e aumentando a sua credibilidade.
02 – Procure por depoimentos para os seus serviços e produtos
Os depoimentos tornaram-se um instrumento importante para conquistar credibilidade, pois as pessoas acreditam em outras pessoas que estão satisfeitas com um produto. Só é importante lembrar que o depoimento deve ser totalmente sincero e feito de forma natural, mesmo que seja escrito.
03 – Busque a credibilidade financeira
Em muitos momentos, você precisará investir em seu negócio e o seu nome, muitas vezes, vai preceder a sua conta bancária. E quando o seu nome no mercado, o seu bem maior, está negativado?
Busque informações sobre pendências – o Score é uma forma segura – e negocie o quanto antes. Desta forma, você poderá obter crédito com rapidez.
04 – Converse com a sua concorrência
A concorrência não pode ser encarada como um inimigo; ela está no mercado muitas vezes há mais tempo que o seu negócio.
Participe de grupos e associações de empresas concorrentes do se produto. Ninguém vai trocar dados sobre seus negócios, mas poderão falar dos desafios do setor, novidades e assim estreitar laços de relacionamento. E anuncie em seu site ou blog. Isso gera credibilidade entre seus clientes.
05 – Entregue o que for prometido
Nada gera mais credibilidade para os clientes – e antes de qualquer depoimento – do que cumprir as cláusulas de uma venda.
Para isso, é importante que a empresa esteja engajada nesta qualidade, para que todos os colaboradores assumam a postura e transmitam como uma valor da organização – o que em última análise favorece a sua credibilidade como líder.
06 – Promova o trabalho em equipe
Essa é uma forma de gerar credibilidade dentro da empresa e nas equipes, e com isso aumentar a eficiência de cada um, impactando nas entregas aos clientes e aumentando a credibilidade da sua marca.