Todos os dias, mais empresas descobrem o quanto o trabalho em home office pode ser produtivo e rentável para seus negócios.
Elas estão optando em sair de um escritório físico e colocar a equipe para trabalhar remotamente de casa ou parte da equipe, aqueles onde a presença física pode ser eventual para reuniões.
Existem diversos fatores que pesam nesta decisão:
- Custo: trabalhar de casa elimina custos – aluguel de ponto, despesas de locomoção, energia, internet e outros;
- Perfil: muitas empresas trabalham por projetos e prazos, o que não exige que os funcionários cumpram jornada;
- Motivação: funcionários trabalhando em casa se sentem mais motivadas pela ausência do estresse da locomoção e por poder controlar melhor a vida pessoal.
- Desempenho: funcionários trabalhando em casa tendem a performar melhor, por ter mais tempo útil para as tarefas e mais qualidade de vida – adoecem em faltam menos.
Um mercado que tem utilizado esse modelo de trabalho são as agências, por suas características e obtém ótimos resultados. Veja x agências que estão migrando para o home office. A sua pode ser a próxima!
Mas antes: como o home office pode ser produtivo para a sua agência?
Trabalhar em casa é um sonho da maioria das pessoas, mas está longe de ser simples. Requer uma boa dose de disciplina e organização. Seguem alguns cuidados que o profissional deve ter – e a empresa deve cobrar:
Ter um ambiente exclusivo
É fundamental que o espaço de trabalho em casa seja exclusivo para isso, de preferência em um espaço que não tenha interferências de outros assuntos e que as demais pessoas não frequentem. É importante que elas percebam que é um trabalho em casa e não a pessoa disponível em casa.
Escolher o horário e fixar uma rotina
As pessoas podem escolher o horário que trabalham melhor, dependendo da flexibilidade da empresa para isso. Nesse caso, o horário pode ser alternativo, mas deve ser fixo. A rotina é importante para que os funcionários se achem com facilidade e programem reuniões, presenciais ou remotas. E também para que cada funcionário transmita certezas quanto ao controle do próprio ritmo de trabalho.
Vestir-se para trabalhar
Não precisa ser o rigor do escritório, mas o funcionário deve ter um meio-termo para estar em uma reunião online em 5 minutos. Além disso, psicologicamente o pijama atua negativamente, relaxando a pessoa.
Ter uma estrutura completa
Cada funcionário deve ter os equipamentos que precisa para trabalhar em home office com eficiência e responder com rapidez as demandas. Na prática, pode ser levar os itens atuais do escritório para as residências, mas verifique legalmente a questão. E exija, claro, uma internet de alta velocidade.
Agências de Propaganda
Elaborar estratégias de campanhas ainda podem exigir algumas reuniões presenciais, porém o home office ajuda muito na criatividade da equipe; trabalhar sem estresse diário favorece as ideias.
O melhor modelo, neste caso, é uma base para a empresa com o dono e assessores diretos e a equipe criativa em suas residências, usando as inovações para se manterem em contato permanente.
Agências de Conteúdo
Uma agência de conteúdo é responsável em criar estratégias e gerar conteúdo escrito e visual para os canais digitais de comunicação das empresas – site, redes sociais e blog.
É uma equipe variada, entre planejamento de conteúdo, de pauta, produtores de vídeo e os redatores de conteúdo – profissionais que criam os artigos, e onde o trabalho em casa pode favorecer muito; um redator pode ter uma brilhante ideia de texto no meio da noite e usa-la é imediato. A flexibilidade em casa é fundamental.