Montar uma agência de marketing digital não é a parte mais difícil, mas sim, mantê-la funcionando. E para que isso aconteça é preciso que os gestores tenham um ótimo planejamento financeiro.
Afinal de contas, esse é um ambiente de trabalho que, geralmente, há muitos gastos e se isso não for bem controlado, a existência da agência pode estar com seus dias contados. Acontece que, muitos que abrem esse tipo de negócio, descuidam da parte financeira, fazendo só o básico.
Para que isso não aconteça com a sua agência, veja o que você deve fazer já. Mas antes vamos saber do que se trata o planejamento financeiro.
O que é um planejamento financeiro?
Em um planejamento financeiro você vai fazer algumas previsões com o dinheiro da agência, por um determinado tempo. Neste planejamento você precisa incluir as receitas e as despesas, ou seja, o que entra e o que sai.
Com o planejamento, você vai conseguir definir ações e vai saber distribuir os recursos para cada setor de operação, sempre visando o crescimento de sua agência.
Importância desse planejamento para uma agência de marketing digital
É importante entender que esse planejamento é necessário para uma agência de mkt digital, pois geralmente essas empresas funcionam no modelo B2B, ou seja, os negócios são feitos de empresa para empresa, o que significa que não tem cliente chegando a todo instante.
Por este motivo, a organização financeira é necessária, para assegurar que todas as despesas serão pagas em dias e para garantir a saúde financeira do empreendimento.
Como fazer o planejamento financeiro na sua agência de marketing digital?
Para fazer um planejamento financeiro para sua agência de mkt digital, você vai precisar seguir esses passos:
Administre o fluxo de caixa
Administrar o fluxo de caixa é uma das partes mais importantes de um planejamento financeiro. Você precisa registrar todo o valor que entra na sua agência e tudo o que sai, isto é, os gastos. Assim, você vai saber quanto sua empresa tem e se precisa cortar algum gasto.
Elabore uma base de dados
Elaborar uma base de dados é importante para a saúde financeira de uma agência de marketing digital, pois os históricos ajudam na hora de tomar decisões importantes. Para isso, é preciso registrar toda a movimentação financeira da agência, incluindo relatórios e aplicações.
Crie metas e faça o monitoramento
Um bom planejamento financeiro também inclui a criação de metas e seu monitoramento. Uma agência de marketing digital precisa ter um alvo de crescimento e todos os seus resultados devem ser monitorados, a fim de não perder dinheiro.
Nunca misture contas pessoais com contas da agência
Jamais misture as contas da agência com as suas contas pessoais, isso é um erro recorrente em muitos empreendimentos que, na maioria das vezes, culmina com seu fechamento. Para alguns que estão começando, fazer essa separação pode ser difícil, mas ela é imprescindível.
Utilize uma ferramenta de gestão
Por fim, utilize alguma ferramenta de gestão para ajudar no planejamento financeiro de sua agência de marketing digital. Na internet há vários aplicativos que ajudam nessa questão.