Desde 2014, que é o ano em que a moda circular surgiu e passou a ser citada no universo da moda, este conceito vem ganhando cada vez mais espaço e tem sido cada vez mais adotado por diversos modelos de negócio.
Portanto, se você deseja trabalhar com a moda circular e adotar métodos sustentáveis ao seu empreendimento a fim de ajudar o planeta e lucrar de forma consciente, continue lendo a seguir para saber qual o melhor modelo de negócio para praticá-la.
Recommerce (Comércio Reverso)
Se você é um consumidor assíduo da internet, com certeza já ouviu falar sobre os famosos e-commerces, que são comércios eletrônicos que tem como objetivo fazer vendas online.
No entanto, além dessa opção, existe o recommerce, também conhecido como comércio reverso ou até mesmo recomércio, que nada mais é do que a compra e venda online de produtos usados, de segunda mão.
O recommerce não é recente no mercado, mas muitas pessoas ainda não possuem conhecimento sobre tal prática. Ele faz parte da chamada economia circular, cabendo perfeitamente para quem deseja ingressar no mercado adotando esse conceito, e é caracterizado pela reutilização de recursos e por um consumo mais consciente.
Além disso, se o seu principal objetivo é atender consumidores que buscam aumentar a vida útil dos produtos e diminuir o impacto ambiental, um recommerce é uma ótima opção, pois esta é exatamente a sua finalidade.
O crescimento dessa prática, que tende a se popularizar cada vez mais no Brasil, facilitou e impulsionou significativamente a revenda de mercadorias usadas e reformadas, sobretudo no varejo de moda, que é o principal objetivo da moda circular.
Portanto, uma ótima dica para adotar o recommerce, é criar um marketplace onde os usuários podem anunciar, vender e comprar peças de roupas, acessórios e calçados que desejam passar para a frente.
Brechó
Muitas pessoas encaram o brechó como algo ultrapassado, sem utilidade e fora de moda, mas mal sabem eles que quando o assunto é moda circular, ele está entre os modelos de negócio em que se pode entender e praticá-la de forma ativa no dia a dia, além de estar no topo dos melhores negócios para se apostar.
A comercialização de peças em um brechó físico é exatamente o que esta prática busca: circular roupas. E além de um negócio físico, é possível criar também um brechó online e se encaixar nas ferramentas de vendas das redes sociais ou montar o seu próprio site.
Além disso, para servir de incentivo, uma pesquisa realizada por uma empresa especialista na venda de usados mostrou que o comércio nos brechós online deve registrar um crescimento significativo do ano de 2021 em diante, ou seja: você pode apoiar o planeta e ainda lucrar bastante, ao mesmo tempo.
Portanto, se você possui peças de roupas e acessórios que não usa mais e não sabe o que fazer com eles, um brechó pode ser a solução de um empreendimento consciente e sustentável para dar início e apoiar a abraçar a causa.