A Reforma da Previdência está chegando e muitas regras vão mudar, você pode ver a maioria no MEU INSS, entretanto aqui iremos falar um pouco mais sobre o assunto. Entenda que a reforma da Previdência proposta pelo então presidente Jair Bolsonaro de fato acaba prevendo quatro regras de transição para todos os trabalhadores do setor privado, isso tudo além da própria aposentadoria por idade.
Sendo assim, é importante que você saiba que essas regras estão baseadas por completo diretamente no texto-base da própria reforma da Previdência que já foi aprovado no primeiro turno diretamente pela Câmara dos Deputados, por 379 votos a 131.
Saiba aqui sobre as novas regras do INSS
Antes de tudo, é importante que você saiba que as novas exigências criadas pela reforma tal como a idade mínima de 65 anos para homens e enfim de 62 anos para mulheres, além de é claro ter um tempo mínimo de contribuição que vai de 35 anos para os homens e de 30 anos para as mulheres somente deverão valer para quem efetivamente ainda não ingressou dentro do mercado de trabalho.
Porém, para aqueles que realmente estão trabalhando já e contribuindo para o INSS então para esses haverá um total de 4 regras de transição, e ainda deverá ter uma nova sistemática para a atual aposentadoria por idade.
Desta forma, esse trabalhador deverá optar por até 5 modalidades de transições diferentes, é importante compreender que em algumas regras essa aposentadoria poderá ser pedida antes.
Porém é preciso entender que isso deve acontecer com um valor de beneficio menor, sendo que por esse motivo é ver de fato a cada caso qual deles é o mais vantajoso. Além do mais, na calculadora da própria Previdência é possível simular todas as opções, para isso basta checar quanto falta para que você possa se aposentar e exatamente qual é o valor desse benefício.
Logo depois você então terá uma média sobre quanto tempo precisará trabalhar mais para enfim ter direito ao seu benefício integral!
Saiba como acessar o MEU INSS
Sobre o INSS é preciso lembrar que neste momento o mesmo realmente possui em torno de 30 milhões de beneficiários, desta forma o governo decidiu fazer algo para poder de fato facilitar o atendimento dos beneficiários, sendo assim foi criado o Portal Meu INSS.
Lembrando ainda que esse espaço em questão realmente nasceu para enfim ajudar as pessoas a ter maior facilidade de realizar coisas simples sem precisar comparecer até uma agência.
Além do mais, é possível acessar o MEU INSS, diretamente do tablet, do computador de seu smartphone, entre outros, para isso você precisa apenas ter uma boa internet para conseguir acessar suas informações.
Logo você poderá pelo próprio portal acessar e acompanhar todas as informações necessárias e trabalhistas, sendo que você pode visualizar suas horas trabalhadas, informações de seus empregadores, quais são suas contribuições previdenciárias, entre outros.
Porém, para acessar você precisará realizar seu cadastro, a partir de lá conseguirá ver todas as informações que necessita sobre sua possível aposentadoria.