Um acontecimento muito comum dentro de uma empresa é o namoro entre funcionários, no entanto, essa atitude pode gerar muitas dúvidas entre casais. Alguns acreditam que essa prática pode ser motivo de punição. Será?
Neste artigo vamos ver se uma empresa tem o direito de proibir ou coibir um namoro que acontece entre funcionários. Veja até onde a instituição pode interferir e se há ou não punição para isso.
Namoro entre funcionários
O namoro entre funcionários é algo que acontece com constância dentro de uma empresa. Muitos relacionamentos que já existem há várias décadas, começaram a partir de um namoro no local de trabalho.
Esse tipo de romance é muito bem retratado em filmes, séries e novelas. No entanto, diferente da ficção, na vida real, o namoro entre funcionários precisa seguir algumas regras.
A empresa tem direito de proibir namoro entre funcionário?
Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, no entanto, a empresa não tem o direito de proibir o namoro entre funcionários.
O namoro pode acontecer em qualquer tipo de empresa, mas ele precisa ser respeitoso. Agir com prudência e profissionalismo no ambiente de trabalho é uma questão essencial para qualquer colaborador. É fundamental ter uma boa postura e agir com discrição em seu relacionamento amoroso quando estiverem dentro do ambiente de trabalho.
A proibição do namoro entre colaboradores da mesma empresa é algo proibido por lei. A Constituição Federal estabelece o direito à intimidade e à vida privada. Sendo assim, se uma empresa tentar proibir o relacionamento entre funcionários, ela pode sofrer com ações processuais.
Namoro entre funcionários pode gerar demissão?
Muita gente acredita que não, mas a verdade é que sim, a empresa pode demitir um funcionário ou o casal de funcionários, caso algumas regras não sejam cumpridas. Embora a empresa não possa proibir o relacionamento de acontecer, ela pode proibir algumas atitudes em seu ambiente.
Sendo assim, caso não sejam respeitadas as normas da empresa, uma demissão por justa causa pode ocorrer. Isso já aconteceu com algumas pessoas, que só após perderem seus empregos por justa causa, foi que tiveram conhecimento do que dizia a lei.
Como agir caso um namoro aconteça?
Caso um namoro aconteça entre funcionários da mesma empresa, o ideal é agir com muita discrição. Evitar ficar proferindo cantadas para a morena e também atos íntimos é algo essencial.
Algumas atitudes como ficar beijando o companheiro (a), dando abraços, discutindo relação, conversando a todo momento e até mesmo atos sexuais, devem ser evitadas por parte do casal. É preciso ter em mente que no momento de trabalho, o foco deve ser a prestação de serviço.
A empresa pode interferir no namoro fora do expediente?
Que fique bem claro que a empresa pode ditar as regras quando o assunto é relacionamento no ambiente de trabalho, mas ela não pode proibir o namoro, muito menos interferir no relacionamento fora do expediente.
Essa prática, caso aconteça, é uma prática abusiva e que deve ser reparada por meio de ações contra danos morais e outros. Todo relacionamento fora do ambiente de trabalho, ainda que entre funcionários, não deve ser passível de punição.