Viajando por diversos lugares do mundo, podemos perceber a importância que devemos dar para a forma como os alimentos são e devem ser embalados.
É um medida de grande importância não só para a preservação do produto e para a saúde dos consumidores, mas pode ser uma ótima oportunidade de aumentar a exposição de uma marca.
Nós mesmos sempre valorizamos mais um produto embalado com segurança do que um mal embalado, mesmo que este seja de qualidade superior, não é mesmo?
Porque tem a nossa saúde acima do consumo, e muitos lugares não dão a devida importância – mesmo sendo um custo que vale a pena ter – e colocam em risco a saúde das pessoas e até mesmo a sobrevivência do próprio negócio.
As embalagens podem derrubar negócios de alimentos?
Com certeza, sim!
Quando andamos pelo mundo, nos pequenos comércios, nas ruas e feiras, ainda vemos condições de embalagem precárias, muitas vezes nem existem, principalmente em locais mais folclóricos – por um momento, parece que este descuido faz parte da paisagem.
O resultado são muitos turistas com problemas de saúde sérios, em lugares onde a infraestrutura médica não é adequada – ou é muito cara, se você não fizer um seguro-saúde.
Muitos desses lugares não mudam seus hábitos porque contam com um volume grande turistas que, de alguma forma, garante suas rendas sem precisar investir em melhorias – e sem o risco de processos.
Porém, quando falamos de lojas, mercados e restaurantes, esta falta de atenção pode custar caro ao negócio. São residentes que não voltam e turistas que não recomendam. No fim, as vendas caem e muitas vezes o comerciante não sabe porquê.
As embalagens podem ajudar no crescimento de venda dos alimentos?
Com certeza, sim também!
Embalagens seguras e adequadas aumentam as chances de um cliente comprar, principalmente sendo viajante – que quer viver a experiência mas sem riscos.
O acondicionamento correto é visualmente bonito e muitas vezes um alimento de qualidade técnica inferior (sabor, tempo de preparo) vende mais porque parece representar um risco menor.
Além da segurança, a escolha da embalagem correta ajuda a preservar o sabor e os aromas do produto, contribuindo para a imagem do produto.
E ainda existe o marketing: colocar a marca nas embalagens de delivery, inovar nos tipos, ajudam a aumentar a visibilidade dela. É uma boa oportunidade quando moradores e turistas carregarem o produto.
E quais as diferentes formas de embalar alimentos?
Para cada setor de alimento, recomenda-se um tipo que terá mais eficiência na preservação das condições dele.
1 – Embalagens de Isopor
São recomendadas para acondicionar e entregar alimentos que precisam ter a temperatura preservada, é a condição para que possam ser guardados por um longo tempo ou consumidos imediatamente.
É o caso de refeições rápidas, sorvetes, doces com cremes, alimentos com molhos.
2 – Embalagens de vidro
É um dos materiais mais eficazes para acondicionar alimentos. Além da resistência e da durabilidade, é impermeável e, com uma boa vedação, impede que agentes do ambiente atuem no alimento. E é uma embalagem reaproveitável, os clientes podem usa-la para outras finalidades.
3 – Embalagens de Alumínio
As grandes características deste material são a leveza e a durabilidade, e são indicadas para alimentos que precisem ficar expostos por muito tempo em prateleiras ou viajar longas distâncias – o vidro não tem o risco de quebra do vidro, por exemplo.
Um cuidado importante no uso deste tipo de embalagem é quanto a rachaduras e amassos. Neste caso, ela e o conteúdo devem ser descartados, pois há um risco grande de contaminação.
4 – Embalagens Plásticas
É a opção mais versátil e econômica, sem perder suas qualidades que foram adquiridas ao longo dos anos. As características do material foram aprimoradas e temos hoje em dia embalagens plásticas de alta durabilidade e resistência.
Tem a vantagem de uso em alimentos porcionados, individuais ou de venda por peso, com tamanhos e volumes diversos. Desta forma é possível otimizar ao máximo o espaço necessário para cada produto – o que não acontece com os demais, onde a diversidade de tamanho tem um custo muito maior.
Um ótimo exemplo são as bobinas plásticas para alimentos. É uma embalagem com alta qualidade, adaptável a todo tipo de alimento por custo muito menor.