Diversos profissionais odontológicos preferem trabalhar como contratados de alguma clínica ou em algum setor público, ao invés de abrir seus próprios negócios. Essa conduta se dá devido ao medo do valor do investimento, uma vez que é alto.
Será que vale a pena abrir um consultório próprio de odontologia para atender os pacientes? Quanto custa montar um consultório? Como montar seu próprio negócio? Isso e muito mais você vai aprender agora neste artigo.
Vale a pena abrir um consultório odontológico próprio?
Vale muito a pena abrir um consultório próprio de odontologia. Muitos dentistas estão faturando alto com seus próprios negócios, além de ter mais liberdade profissional. Sem falar que essa é uma área que sempre está em alta, devido à quantidade de procura por serviços odontológicos.
Como montar um consultório próprio?
Para montar um consultório odontológico não há nenhum segredo. No entanto, é preciso cumprir com todas as etapas para que o negócio dê certo. Veja agora o que é preciso para ter seu próprio consultório odontológico.
Compre ou alugue um espaço
O primeiro passo que você deve dar é comprar ou alugar um espaço para montar seu consultório. É fundamental avaliar esse investimento, pois em alguns casos, vale mais o investimento da compra do que ficar pagando aluguel.
Porém, esse espaço precisa estar numa boa localização, para atrair clientes. O estabelecimento, que fica em um endereço com pouca movimentação de pessoas, não é viável.
Providencie os equipamentos e ferramentas
Para que seu consultório tenha uma boa reputação é preciso investir na dental produtos odontológicos. Assim, você vai adquirir equipamentos e ferramentas de bons fornecedores.
Além disso, toda a estrutura de seu consultório precisa oferecer conforto através dos equipamentos. Por exemplo, invista numa boa cadeira odontológica, mesa de equipo, poltronas, ferramentas para tratamentos dentários, entre outros.
É preciso pensar não só nos equipamentos para executar os procedimentos odontológicos, mas também na recepção, na sala de espera, em softwares, entre outros.
Invista na decoração do ambiente
A decoração do ambiente é outro passo importante que você deve providenciar ao montar seu consultório próprio de odontologia.
É preciso investir em uma decoração clara, com elementos que deixem o espaço aconchegante. Você mesmo pode fazer a decoração, mas cuidado para não abusar nas cores e itens decorativos. Outra ideia é contratar um profissional de design de interiores.
Contrate funcionários
Um consultório odontológico dificilmente vai ter sucesso se uma única pessoa fizer tudo. Por isso, é fundamental a contratação de funcionários para ficar na recepção, fazer a limpeza do local, ajudar na hora dos procedimentos cirúrgicos, entre outros. Quanto mais profissionais envolvidos, melhores serão os resultados.
Aposte na divulgação
A divulgação também é parte importante de como se montar um consultório de odontologia próprio. Ela precisa ser feita no mercado tradicional e digital. Por isso, invista em marketing como anúncios em banners, panfletagem, carro de som, e outros.
Além disso, invista também nas redes sociais e mídias pagas, como o Google Ads, por exemplo.
Providencie a legalização
Por fim, nossa última dica de como montar um consultório de odontologia próprio, é providenciar a legalização do negócio. Todo esse processo pode ser feito por meio de um contador.