Nos últimos tempos temos ouvido falar muito sobre a importância do marketing digital e do marketing de conteúdo para serviços, produtos, sites, mídias sociais etc. Mas e sobre o marketing para aplicativos, você já ouviu falar?
Continue lendo a seguir para ler tudo o que você precisa saber sobre App Marketing: o que ele é, qual o seu objetivo, a sua importância e como e onde ele deve ser feito.
O que é App Marketing?
Todo produto, independentemente de qual formato tenha, precisa de marketing para atrair consumidores, e com aplicativos não seria diferente. Sendo assim, o App Marketing é um planejamento feito para atrair pessoas e levá-las a baixar um aplicativo.
Mas mais do que isso, o app marketing também é feito para garantir que os usuários não se esqueçam do aplicativo depois de terem usado algumas vezes e evita que ele seja excluído, sem ao menos ter sido aproveitado.
São muitas as opções ótimas disponíveis nas lojas de apps, por isso se torna necessário usar todas as técnicas possíveis para manter a atenção dos outros usuários mesmo em meio à tanta concorrência.
Aplicativos como o happymod apk, Google Play e Apple Store, por exemplo, têm muitos concorrentes, mas mesmo assim conseguem ganhar visibilidade pelo diferencial que oferecem. Esse é o segredo.
Por que o marketing é importante para o sucesso de um app?
1. Ajuda a criar expectativa
O app marketing não é importante apenas quando o aplicativo já está no ar. Ele deve ser feito antes mesmo de ser lançado, pois isso gera expectativa e cria, antecipadamente, uma base de usuários.
E isso é mais importante ainda quando o aplicativo depende de um número grande de pessoas para ser relevante. Dessa forma, ter uma boa campanha de pré-lançamento é imprescindível.
2. Mantém o interesse vivo depois do lançamento
Além de prender a atenção dos usuários antes do lançamento do aplicativo, também é de extrema importância utilizar o app marketing para manter o interesse vivo depois que os downloads iniciais são feitos.
Como citamos anteriormente, o intuito do app marketing também é evitar que os usuários abandonem o aplicativo. Sendo assim, é preciso mostrar para eles que o download não foi em vão.
3. Destaca o aplicativo da forte concorrência
Ter aplicativos parecidos e que exerçam basicamente a mesma função é super normal, e é exatamente por conta disso que é necessário saber ter um diferencial para se destacar.
E um app marketing bem feito é a chave para se ganhar visibilidade em meio ao mar de concorrência que existe no mercado de aplicativos móveis. Isso vai desde a escolha do ícone que os usuários vão ver todos os dias na tela inicial até a forma de divulgar o app em diferentes canais.
Estratégias de App Marketing
1. Mídia Paga
A mídia paga pode ser considerada uma das estratégias de app marketing mais utilizadas pelos desenvolvedores de aplicativos.
Ela é normalmente realizada através de links patrocinados em diversas plataformas sociais diferentes, lojas de aplicativos, em anúncios em outros apps, mecanismos de busca.
2. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é, sem dúvidas, um dos maiores meios de divulgação que existem hoje na intenção. E ele tem como objetivo criar materiais que sejam realmente relevantes para o público a fim de estreitar laços entre a marca e o público.
Dentre todas as ferramentas utilizadas para fazer o marketing de conteúdo, o blog é a principal delas, onde são criados conteúdos otimizados e com informações úteis sobre o app.
3. Redes Sociais
As redes sociais são, sem dúvidas, as maiores ferramentas de divulgação que existem atualmente. Afinal de contas, são raras as pessoas que não fazem uso de pelo menos uma delas.
Além disso, elas são ótimas para gerar engajamento de um serviço ou produto, além de serem perfeitas para reter usuários e servir como porta de entrada para novos downloads.