Velocidade da Internet importa?

Você já deve ter ouvido muito sobre o mundo girar em uma velocidade impressionante. E nós sabemos que não tem exagero algum nisso.

Praticamente tudo pode ser feito hoje em dia com alguns poucos minutos de pesquisa e dois ou três cliques. As exceções, claro, são as interações pessoais, afinal não queremos substituir aquele happy hour por uma reunião no Zoom e nem descobrimos (ainda) como fazer uma tomografia online.

E para os negócios, mais do que nunca vale a frase tempo é dinheiro. Para tudo, de e-mails de orçamento às compras nos sites, ser veloz pode fazer a diferença entre ganhar ou perder uma venda.

E no meio de tantas demandas e informações, a velocidade da Internet importa?

Vamos falar um pouco sobre isso.

A velocidade da Internet importa sim!

A velocidade da Internet tornou-se um item fundamental nessas relações pessoais e principalmente nas comerciais, impactando no atendimento e no faturamento.

No uso doméstico, certamente a velocidade não terá tanto impacto, já que a urgência dos assuntos não é tanta, mas as pessoas querem agilidade, parece que aqueles segundos de espera para carregar uma página são uma eternidade.

Os gamers são quem mais reclama e sofre com a baixa qualidade e as oscilações, os jogos estão cada dia mais sofisticados e jogados em rede com o mundo todo.

As empresas provedoras de Internet têm investido bastante para entregar um serviço melhor, principalmente por causa da concorrência e das novas tecnologias, como o caso da fibra ótica que entrega mais qualidade que os demais serviços – porém, ainda é uma opção muito cara.

Quais as velocidades da Internet?

O que chamamos de velocidade é, na verdade, duas formas que precisamos ter atenção quanto à qualidade, e as duas impactam diretamente na qualidade do uso.

Velocidade de Download

É a velocidade do trânsito que fazemos para baixar arquivos na Internet, tanto definitivamente – vídeos, documentos, áudios – quanto o streaming, onde podemos assistir e ouvir conteúdo sem ter o arquivo no nosso computador, smartphone ou Smart TV – assistir séries e consumir conteúdos no Youtube, Spotify, jogos online e Netflix, entre outros.

Sem dúvida é a velocidade que os provadores priorizam, já que está relacionada com a satisfação do usuário final.

Velocidade de Upload

É a velocidade para enviar e-mails ou disponibilizar arquivos que outros usuários buscarão em seu site ou blog. Esta velocidade é fundamental nos negócios, pois ela vai determinar o nível de satisfação do seu cliente – e você na condição de fornecedor.

É importante lembrar que as duas velocidades são fundamentais para uma performance que atenda e agrade usuários e clientes, principalmente nos jogos online onde existe um tráfego intenso tanto para receber dados quanto para enviar os seus dados para os demais jogadores. Velocidades baixas comprometem qualquer operação na Internet.

Um exemplo típico que deve servir de alerta a um negócio online, por exemplo, é a mensagem aguardando resposta do servidor quando alguém tenta conectar, baixar conteúdo ou fazer operações de pesquisa e compra em nosso site. Quanto mais demorada, pior é a experiência do usuário – e maior é a chance dele sair antes da conexão e não voltar.

Qual a unidade de medição da velocidade?

Os provedores de Internet oferecem seus pacotes em Mbps (Mega bits por segundo) e os navegadores exigem a velocidade por MB/s que é uma medida que representa 1/8 da medida usada pelos provedores.

Portanto, ao olharmos um pacote que promete 40 Mega (Mbps) ela aparecerá como sendo 5 MB/s – isso se o provedor estiver entregando a velocidade real, neste caso é importante saber medir o que ele entrega.

Monitore a sua velocidade de Internet!

É muito importante termos um mecanismo para avaliar a velocidade da Internet.

Como pudemos ver acima, as empresas não entregam efetivamente o valor contratado, mas o que for recebido tem de atender as suas necessidades. Conheça o velocimetros, um site que pode te ajudar a saber se a velocidade da sua internet hoje é a ideal.