O consórcio atualmente vem ajudando muitas pessoas que desejam adquirir um bem ou produto e não conseguem ter o valor total em mãos, além do mais, o mesmo pode ser uma boa alternativa para aqueles que não desejam pagar os juros de financiamentos.
Desta maneira, é muito importante compreender quais são os benefícios e as desvantagens desse tipo de serviço, como funciona essa espécie de “poupança” e como os mesmos conseguirão a contemplação de seus produtos.
Entenda melhor o consórcio
Antes de compreender e saber quais são os benefícios e as desvantagens do consórcio de fato é importante saber o que é esse investimento e como o mesmo funciona. Sobre o consórcio é válido ressaltar que o mesmo é nada mais nada menos do que uma modalidade de compra essa que é baseada na união de pessoas, sendo que as mesmas podem ser físicas ou jurídicas.
Essas pessoas se unem através de grupos, e possuem como intenção formar uma poupança para conseguir a aquisição de bens móveis, imóveis ou até mesmo de serviços, lembrando que a formação desse grupo em questão é feita pela própria administradora de consórcios.
Lembrando sempre que essa administradora deve ser autorizada e fiscalizada pelo próprio Banco Central do Brasil. Além do mais, é bom lembrar que nesse sistema, o valor desse bem acaba sendo diluído por completo em um prazo determinado, sendo que todos esses integrantes do grupo devem contribuir sempre ao longo desse período.
Além de que esse valor do consórcio deve ser pago mensalmente ou ainda de acordo com as informações estipuladas em contrato, sendo assim, através de sorteios ou lances, a administradora acaba contemplando um dos integrantes, até que todos sejam atendidos.
Vantagens de solicitar consórcio
Apesar de que os consórcios, sejam muito populares, esses mesmos necessitam sempre de uma avaliação muito cuidadosa, justamente para que a pessoa tenha certeza de que essa é uma boa opção para si mesma.
Sendo assim, aqui iremos falar sobre as vantagens e desvantagens de adquirir um consórcio, basta analisar abaixo:
- Possui taxas menores do que um financiamento por exemplo
Um ponto positivo em relação ao consórcio é que o mesmo possui taxas bem menores do que as de financiamentos, sendo que no financiamento a pessoa pode pagar com juros altíssimos a cada parcela, por exemplo no caso de um veículo é possível somar até 25% ao ano de juros no financiamento, já no consórcio esses custos são bem menores e mais vantajosos.
Quando a pessoa entra no consórcio paga apenas a taxa de administração, essa taxa pode chegar a 15% a cada 5 anos.
- Ajuda a pessoa a manter a disciplina
De fato, muitas pessoas desejam adquirir um bem sem precisar cair em muitas dividas com financiamentos por exemplo, porém, frequentemente essas pessoas não possuem dinheiro para pagar à vista.
Desta forma, o consórcio é uma boa opção pois acaba “obrigando” o cotista a então poupar com esse pagamento da mensalidade!
Desvantagens ao solicitar consórcio
Fazer consórcio nem sempre é uma boa opção, principalmente para aqueles que possuem chances de comprar o bem à vista, sendo assim, o ideal é aplicar em outros investimentos que rendem mais e poupar dessa maneira.
A pessoa ainda pode demorar a ser sorteada, sendo que a duração desse consórcio em geral pode durar 5 anos, sendo assim, caso o cotista não seja contemplado ou até mesmo não consiga dar lances no leilão então o mesmo frequentemente deve esperar até a conclusão do consórcio.