Não é de admirar que o imperativo de desenvolver novas estratégias, fazer novos investimentos e impulsionar mudanças culturais e organizacionais possa roubar o foco deste referencial essencial.
Especialmente quando os negócios se tornam bifurcados entre modelos legados e emergentes enquanto enfrentam desafios externos sem precedentes.
Confrontados com a extrema interrupção da pandemia global, os gerentes que têm o entendimento mais claro de sua proposta de valor estarão em melhor posição para se recuperar.
O que é necessário é uma nova maneira de pensar sobre o valor que as empresas estão criando e saber mais sobre Valuation.
Antes da ruptura digital, era mais fácil saber o valor do seu negócio e era improvável que mudasse muito de um ano para o outro.
Agora, com o surgimento de gigantes digitais como Amazon, Google, Facebook e Apple, tudo mudou.
As empresas que parecem ter um bom desempenho e manter seus níveis históricos de receita e EBITDA podem se surpreender ao descobrir que valem a metade do que valiam há apenas um ano.
Mesmo que seu negócio seja considerado “quente” pelos compradores, isso pode mudar rapidamente e com poucos avisos.
As empresas que parecem ter um bom desempenho e manter seus níveis históricos de receita e EBITDA podem se surpreender ao descobrir que valem a metade do que valiam há apenas um ano.
O desafio é agravado pela necessidade de inovar continuamente em face da mudança acelerada.
O valor da sua empresa está em fluxo constante, uma dinâmica que ressalta a importância de monitorá-lo regularmente.
Erosão de valor
Há dez anos, por exemplo, uma empresa que conhecemos recebeu uma oferta de US $ 150 milhões de um comprador.
Em vez de vender, o fundador passou a empresa para seus filhos, dois dos quais trabalharam para empresas do Vale do Silício.
Eles tinham certeza de que sabiam quais alavancas usar para impulsionar os negócios na era digital e aumentar ainda mais a avaliação.
Ao longo de vários anos, a família investiu US $ 10 milhões de seus lucros em uma estratégia digital, que exigia o foco da gestão.
Enquanto isso ocorria, o negócio principal começou a declinar – em parte devido ao menor tempo de gerenciamento e em parte porque os clientes estavam migrando para os formatos digitais.
Logo, o negócio principal caiu da lucratividade, e o negócio digital, que deveria substituir esses lucros, começou a apresentar desempenho inferior.
Essa combinação gerou uma crise para o negócio. Logo, todos os esforços da administração estavam focados em evitar a falência.
O que deu errado?
Ninguém estava avaliando ativamente o valor que estava sendo criado pelo negócio digital enquanto o negócio principal era deixado no piloto automático.
Se os proprietários tivessem definido marcos para medir o valor de cada um, os alarmes teriam disparado muito antes, dando à administração a chance de mudar o curso.
Em mais de 24 anos trabalhando com empreendedores, vimos essas situações repetidamente: Os proprietários de empresas têm ideias irrealistas sobre o valor do seu negócio.
Esse é o motivo mais comum para o fracasso dos negócios de fusão.
E os múltiplos de ganhos, que se tornaram uma abreviatura de valor, muitas vezes enganam os vendedores que estariam melhor se concentrando no crescimento e no retorno sobre o capital.