O preço é considerado o fator crucial para decisão de uma compra ou não do serviço ou produto oferecido, mas o consumidor está sempre em busca de algo mais, e isso é aquilo que irá diferenciar sua marca ou produto dos concorrentes.
O consumidor busca encontrar em um produto ou serviço adquirido certos fatores como, por exemplo, estética, confiança, segurança e durabilidade.
E é necessário entender que existe uma diferença sutil entre o preço do seu produto e o valor que ele possui essa comparação entre esses fatores faz com que seu cliente avalie se o que você oferece tem um preço baixo, alto ou justo.
O valor não se baseia em números, mas nos aspectos subjetivos do consumidor esse valor expõe o quanto este produto atende as necessidades do seu cliente e os benefícios que ele verá nesse produto em comparação ao investimento que ele fará no ato da sua compra.
E quando se trata de empresas no ramo de desentupidora existe a busca, por exemplo, pelo melhor preço de desentupimento de esgoto. Os consumidores visam o preço que é atrativo e possa suprir a necessidade de acordo com cada caso.
Então, veja algumas formas de atrair clientes pelo preço, confira abaixo:
Desconto temporário
A estratégia de preço alto e baixo consiste em oferecer um desconto temporário em certos serviços e em seguida retornar aos preços normais.
A vantagem dessa estratégia é a associação que o cliente faz com a empresa e a adoção de preços baixos.
Preço baixo e fixo
Esta estratégia busca fixar os preços baixos evitando então a variação de preços ganhando então a confiança dos clientes.
Trazendo a segurança de preço a empresa reduz gastos com publicidade, atraindo clientes constantemente e evitando grandes alterações nas vendas.
Preços por período sazonal
Essa prática equivale à variação de um preço de um produto de acordo com os dias da semana ou períodos específicos do ano e os fatores que geram essa variação de preços são o alto volume de buscas por determinados serviços e a necessidade de atrair uma demanda em dias de menores fluxos.
Essa estratégia pode ser usada em épocas onde ocorrem mais situações com pragas urbanas, e congestionamentos nas tubulações.
Psicológico e preferência
O preço psicológico trabalha a percepção do cliente em relação ao preço, consistindo em cobrar, por exemplo, R$59,99 por um serviço ao invés de R$60,00, utilizando essa estratégia faz com que os consumidores vejam que o seu serviço está sendo mais barato números ímpares indicam mais competitividade.
E o preço de preferência é a apresentação do preço de oferta do seu serviço junto com o preço normal, dando então ao cliente a chance realizar uma comparação e em seguida analisar se adquirindo aquele serviço no momento representa uma vantagem é o famoso X por y.
Preço líder
Outra prática comum no varejo consiste na redução do máximo do preço dos produtos líderes para atrair os clientes e aumentar a procura.
Realizando a redução das margens de lucro para esse grupo de serviços você estará criando uma isca para consumidores tendo então atraindo clientes para adquirir os seus serviços com margens de ganho maior que podem suprir as reduções de preço.