Ainda não dá para cortar o cabelo pela internet? Dá sim. Ou não existe o cabeleireiro online que vai até a sua casa?
Certamente as aulas de natação ainda não são possíveis – se você não tem uma piscina – mas a verdade é que o mundo digital está dominando os negócios e uma empresa não pode mais abrir mão da presença online – onde estão milhões de clientes e a concorrência.
Começar um negócio online sempre é desafiador, principalmente para quem não tem vivência com tecnologia. Mas temos duas boas notícias:
- Boa parte de um negócio digital ainda depende do perfil de empreendedor. Ou seja, sua veia de empreendedor ainda fala mais alto. E por quê?
- Porque você pode contar com ótimas parcerias, como um Consultor de Marketing Digital, por exemplo, que avalia como você deve usar os recursos que o mundo tecnológico oferece para promover o seu negócio.
Vamos falar de 3 maneiras de trabalhar pela internet e ter seu próprio negócio!
01 – Você pode oferecer serviços como Freelancer
Você domina computação? Organização? Redação de textos jornalísticos?
Você pode trabalhar pela internet oferecendo todas as suas habilidades como Freelancer e montar um negócio bastante lucrativo. Existem duas formas de explorar este modelo de negócio:
Sites de Freelancers
Você pode se associar a sites de freelancers e acompanhar as ofertas, se candidatar, fazer bons trabalhos e ganhar reputação e crescer.
Oferecer em um Blog ou Site
Criar um site ou blog e oferecer os seus serviços é uma ótima alternativa. E melhor, pois você pode oferecer todas as suas habilidades e a audiência terá acesso a tudo ao mesmo tempo, diferente do site de freelancers onde a demanda já vem direcionada.
Importante lembrar que, sendo um site/blog, torna-se um negócio e você deverá investir bastante no Marketing Digital para potencializar sua imagem nos mecanismos de busca, aumentar o tráfego de visitantes e, com isso, as possibilidade de vendas.
02 – Você pode vender Consultoria
Se você tem experiência grande em um determinado setor da economia, esta é a sua oportunidade de vender o que os consumidores online mais querem consumir: conhecimento.
Você pode vender sua experiência em Finanças, Contabilidade, Logística e outros setores como projetos de consultoria para profissionais liberais, pequenas e médias empresas – que normalmente têm dificuldades de lidar com gestão e não podem investir em grandes setores.
É um segmento altamente promissor, justamente pela presença cada vez maior de pessoas querendo investir em negócios próprios, presenciais ou online, como você. E nada melhor do que começar com a parceria de quem conhece muito.
03 – Você pode trabalhar como Afiliado
O Afiliado é a pessoa que faz receita na Internet divulgando produtos de terceiros. As vendas podem ser de produtos físicos ou digitais – cursos online, por exemplo, e que é o maior filão deste modelo de negócios.
A cada compra que um usuário faz, através do link que você divulga, o vendedor paga uma comissão que, dependendo do produto, pode chegar a 60% do valor da venda – mas normalmente giro entre 25% e 30%.
É um modelo que exigirá bastante da estrutura de marketing digital que conhecemos:
- Um blog para publicidade dos produtos, com uma identidade visual e um layout adequados;
- Publicar conteúdos relacionados aos produtos com recursos de SEO;
- Usar a estratégia de Funil de Vendas Marketing Digital para gerar lucros e rentabilidades