Nos meus 12 anos de experiência trabalhando com clientes, uma coisa que eu notei é que existem alguns donos de empresas que definiram seu nicho de mercado e têm uma visão clara de para quem estão fazendo marketing e há outros que tendem a renunciar ou estão inseguros.
Muitas vezes, os donos de empresas veem um nicho de mercado restringindo suas vendas ou reduzindo sua margem de lucro, por isso temem.
A verdade é que um nicho de mercado pode ser definido como um componente que dá poder ao seu negócio. Um nicho de mercado permite que você defina quem você é.
Quando você sabe disso, é fácil determinar onde sua energia de marketing e dinheiro devem ser gastos.
Tomemos por exemplo uma concessionária de carros. Uma concessionária de automóveis me chama e me diz que eles querem que eu os ajude a desenvolver uma estratégia de marketing na internet.
Minha primeira pergunta como sempre é quem é seu público-alvo?
Eles respondem dizendo que o público deles é todo mundo. Eles querem vender para qualquer pessoa interessada em comprar um carro. Agora, vamos ter em mente que esta concessionária de carros está localizada em Nova York.
Abordo o processo trabalhando com o cliente e explicando a eles que, embora eles comercializem para uma pessoa em Seattle porque essa “pessoa está interessada em comprar um carro”, as chances de essa pessoa vir de Seattle para Nova York comprar esse carro muito improvável.
Portanto, eles perderam tempo e dinheiro e provavelmente não verão retorno algum. Quando a conversa termina, eu os ajudei a entender por que estreitar seu nicho de mercado para ser “qualquer pessoa interessada em comprar um carro num raio de 80 quilômetros” faz muito sentido.
Eles agora têm poder. Eles sabem onde gastar tempo e dinheiro para o mercado, e sua visão é clara. Eles estão agora dez passos à frente da outra concessionária de carros localizada a 32 quilômetros de distância, que está vendendo para “qualquer pessoa interessada em comprar um carro”.
Há ainda maior importância em ter um nicho de mercado bem definido ao planejar sua estratégia de marketing na Internet para alcançar o sucesso de marketing online.
O equívoco mais comum sobre marketing on-line é que, se você construí-lo, eles virão ou que ter um negócio on-line fará você rico. A realidade é que você tem que encontrar o seu nicho de mercado, oferecer um produto ou serviço que eles estão exigindo e levá-los a chegar até você, a fim de alcançar um nível de sucesso financeiro através da internet.
Por que definir o seu nicho é importante
Definindo o seu nicho de mercado antes de embarcar em sua estratégia de marketing na Internet é importante para os seguintes cinco razões.
01 – Você pode maximizar seu orçamento de marketing visando o seu nicho de mercado definido. Você saberá exatamente onde anunciar. Você saberá onde procurar encontrar blogs e sites relacionados que atendem ao seu mercado. Isso te dá um ponto de partida.
02 – Seu site pode ser otimizado para os motores de busca para que seu nicho de mercado possa facilmente encontrá-lo.
03 – Você pode atender seu site para o seu nicho de mercado. Você pode desenvolver seu site para orientar seus espectadores e ajudá-los a encontrar soluções ou produtos que você oferece que são específicos para os problemas que seu nicho de mercado encontra.
04 – Um nicho de mercado definido facilita o desenvolvimento de ideias para novos produtos ou serviços que inerentemente atraem seu nicho específico.
05 – Você tem uma vantagem em se estabelecer como líder em sua indústria.
Você vê agora a importância de ter um nicho de mercado?
Você está lutando com quem é o seu nicho de mercado? Se você respondeu “sim”, passe algum tempo fazendo as seguintes perguntas:
- O que meus clientes atuais têm em comum?
- Como me diferencio da competição?
- O que há de diferente nos serviços ou produtos que ofereço?
- Quais são os “extras” que eu trago para o mercado?
A melhor maneira de responder a essas perguntas é sem analisá-las demais.
Apenas escreva o que vier primeiro à mente. Depois de concluí-los, analise a resposta e será fácil definir o seu nicho de mercado.
Formas de definir o nicho do seu negócio
01 – Servir uma Indústria
Que grupo de pessoas está procurando o que você faz? Você tem conhecimento especial de um determinado setor?
Exemplos:
- Serviço de rouparia para restaurantes e serviço de comida e mais específico: para food trucks.
- Sites para igrejas e organizações religiosas.
02 – Fornecer um serviço especializado
Muitas pequenas empresas cometem um grande erro aqui e tentam oferecer todo tipo de serviço ou produto que possam para seu mercado. Melhor reduzir suas ofertas para as que você é o melhor.
- Forneça a educação apenas, não o serviço em si.
- Fornecer o serviço somente, não a educação.
- Certificar outras pessoas para fornecer serviços sob sua marca.
- Fornecer reparo para produtos, não importa onde for comprado (oportunidade em uma pequena cidade).
03 – Segmentar um cliente difícil de servir
Algumas pessoas têm condições ou qualidades específicas que significam dificuldades para encontrar um serviço. Quando descobrirem que essa é sua especialidade, você terá um novo cliente fiel.
Exemplo:
- Creche especializada em recém-nascidos e bebês (muitos centros não os aceitam).
- Servindo pequenas empresas na fase de contratação de seu primeiro funcionário (por definição, elas não têm muito dinheiro).